PRIMEIROS PASSOS PARA COMEÇAR A CONTROLAR O SEU GADO E SUA PROPRIEDADE COM AUXÍLIO DO COMPUTADOR

Clique Aqui e conheça nosso site!

Consultoria Agropecuária & Internet
Visite nosso site : www.webrural.com.br
Rio Grande do Sul - Brasil  

 CLIQUE AQUI e conheça o SiSCONF - Sistema de Controle Financeiro.
Ferramenta que usa uma metodologia para controle financeiro da propriedade, própria e diferenciada, evitando que o produtor se preocupe com conhecimentos excessivamente técnicos da área administrativa ou contábil e propicia o acompanhamento constante de nossos consultores pela internet...

[INTRODUÇÃO] [TENHO O COMPUTADOR E AGORA?] [SISTEMA DE CONTROLE BOVINO DA WEB RURAL]
 [COMO FUNCIONA A CONSULTORIA A DISTÂNCIA][DICAS PARA CONTROLE DO REBANHO]
[PREÇOS] [EXEMPLOS DE RELATÓRIOS] [OUTRAS IMAGENS] [ENTRE EM CONTATO]

O COMPUTADOR E O PRODUTOR RURAL

A informática surge para facilitar a vida do produtor e aumentar a produtividade do rebanho.

Atualmente, não basta somente acordar cedo para trabalhar como se fazia antigamente, ir uma vez por semana à cidade para ver como estão os negócios, nem resolver problemas atuais apenas com as soluções do passado.
Agora a
FAZENDA é uma EMPRESA RURAL, você um EMPRESÁRIO RURAL que se confronta com novos termos como: condições de mercado, fatores e custos de produção, orçamento, fluxo de caixa, globalização, manejo estratégico e tático, índices reprodutivos. Também foram criadas novas leis para se adaptar, como de insalubridade e leis ambientalistas de racionamento.

Com a evolução do mercado, o empresário rural precisa ser também negociante e comerciante. De nada adianta ter altos índices de produção, se não souber comercializar.

O pecuarista de gado de corte está percebendo “agora” o que algumas granjas leiteiras já perceberam, abandonando registros manuais, adotando programas computadorizados que permitem maior controle do rebanho através do fluxo contínuo de informações precisas e rápidas.

 Voltar ao Início

Com o uso da informática ele poderá rapidamente avaliar o passado, monitorar o presente e predizer o futuro, diminuindo sua margem de erros.

Essas informações bem analisadas favorecem a tomada de decisões mais acertadas, possibilitando uma melhor avaliação do desempenho produtivo e reprodutivo dos animais, reduzindo custos e, como conseqüência, aumentando o desempenho do rebanho.

No processo de administração rural, a informatização auxilia o planejamento, a organização e execução das tarefas de acordo com o plano traçado. Auxilia também o controle do desenvolvimento dos projetos que estão sendo executados pela empresa, acompanhado, verificando e corrigindo, quando necessário.

Os programas de controle dos animais se adaptam a qualquer dos setores de produção: Cria, recria, engorda, ciclo completo ou venda de matrizes e reprodutores.

Voltar ao Início

TENHO O COMPUTADOR E AGORA?

Após adquirir o seu computador, você se confronta com várias dúvidas:

- O que fazer agora?
- Por onde começar e como coletar os dados?
- Como identificar meus animais?
- Que programa de computador (existem vários no mercado) é mais indicado para minha propriedade?
- Como treinar meus empregados para anotar o manejo diário dos animais (já que muitas vezes nossos empregados não tem nem mesmo o primário completo)?
- Como analisar os relatórios gerados por esse controle para que se faça as devidas melhorias quando forem detectadas falhas no manejo dos animais (sanitário, reprodutivo, nutricional ...) ou falhas no gerenciamento de custos.
- A partir de agora como melhorar a eficiência reprodutiva e a genética do plantel?

Nem sempre os programas disponíveis no mercado satisfazem as necessidades de sua propriedade, melhor seria encomendar um de acordo com suas necessidades (Ex: se você possui um plantel tatuado separado do gado geral que requer mais controle, se quer acompanhar a eficiência da inseminação ou a eficiências de seu touros acompanhando o nascimento de seus produtos, identificando-os e acompanhando seu desenvolvimento).

Voltar ao Início

!!! NÓS FAZEMOS ISSO PARA VOCÊ !!!

Para o controle de Bovinos , seja de leite ou corte, de gado geral ou plantel, a Web Rural disponibiliza o SISCOB - Sistema de Controle Bovino , uma ferramenta informatizada sob medida, isto é, pode ser moldada ao tipo de animal e linguajar utilizados pelo produtor.

Esta ferramenta (em conjunto com outras ferramentas desenvolvidas para uso exclusivo de nossos consultores) foi desenvolvida para permitir que possamos realizar uma assessoria a distância ao produtor, porém com uma constante e rápida troca de informações, evitando manter desamparado o usuário. Os sistemas trabalham com o pacote Microsoft Office 2000 ( Excel, Word e Access), diminuindo assim, o volume de dados a serem enviados via internet e tornando mais amigável o seu manuseio.

"Tudo de forma bem simples e com os nomes que o produtor usa no dia-a-dia"

Voltar ao Início

COMO FUNCIONA A CONSULTORIA A DISTÂNCIA?

A consultoria a distância funciona basicamente da seguinte forma:

1 - Envio de planilhas de levantamento de dados e necessidades.
2 - Preparação do planejamento as atividades de controle e manejo a serem realizadas na propriedade.
3 - Preparação e Envio da ferramenta (sistema) personalizada, que o produtor irá lançar os dados coletados na propriedade.
4 - O acompanhamento da situação da propriedade ( relatórios, análises de situação...), bem como, correções no lançamento dos dados, é realizado ao recebermos via e-mail os dados lançados, que o sistema prepara automaticamente (enviado em arquivo anexo , entre 90 e 200k de tamanho) .
5 - Realizamos uma avaliação dos dados recebidos e enviaremos sugestões, seja via e-mail, via chat ou através de web cam, a fim de orientar o produtor na condução e manejo de seu rebanhos, bem como atualizações e correções necessárias. Os relatórios serão enviados de acordo com o recebimento dos dados (na periodicidade máxima de uma análise por mês, mesmo que os dados sejam enviados toda a semana).

Após o término do ano safra ( de 01/07 a 30/06 do ano seguinte), caso o produtor não necessite mais do acompanhamento(consultoria), ele tem a opção de ficar com a ferramenta, pagando, caso queira continuar recebendo as atualizações, uma anuidade de 01 salário mínimo nacional  *, ou gratuitamente, neste caso ele não recebe mais as atualizações do sistema.

O processo é realizado desta forma por acreditarmos que somente a entrega de um "programa de computador" não é capaz de resolver os problemas do produtor, havendo a necessidade de um acompanhamento de no mínimo doze meses.

Voltar ao Início

Pré - Requisitos de Sistema

Computador Pessoal com o mínimo de :
100 MHz de velocidade de CPU
Unidade de CD ROM 24 X
Disco Rígido de 10 Gb
Memória Ram de 16 Mb
Sistema Operacional Windows 95/98/2000.
Acesso a internet com conta de e-mail e programa para envio de e-mails instalado.
Microsoft Access 2000, Microsoft Word 2000, Microsoft Excel 2000 instalados.
Compactador/descompatador de arquivos (winzip, rar...)

O preço da consultoria a distância (por um período mínimo de 12 meses) para cada ano safra é  de :

-Somente 1/2 salário mínimo nacional * por mês para a consultoria por propriedade com até 3000 cabeças.
-Somente 1 salário mínimo nacional * por mês para a consultoria  por propriedade entre  3000 e 10000 cabeças.

"NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE"

Será emitido um contrato que regerá a prestação do serviço, os termos da licença de uso da ferramenta e a forma de pagamento.

Clique Aqui para entrar em contato!!!!!! ou 0 xx 55 3422 4655 

*
Condições de pagamento à combinar!!!!!

Voltar ao Início

DICAS PARA CONTROLE DO REBANHO

Comece escolhendo um método de identificação dos animais. Passo fundamental para a coleta de dados, pois a identificação segura é a base para quase todas as funções do sistema de manejo que resultam em progressos zootécnicos, controle e economia da produção.

Pode ser brinco acompanhado de tatuagem para não haver perdas, caso caia o brinco (mas podemos afirmar pela prática que as perdas são insignificantes), podem ser números marcados a fogo no couro ou identificações mais sofisticadas como brincos com código de barras.

Depois dê o grau de sangue (aproximado) a cada animal brincado, seu escore corporal, sua categoria e se puder ano de nascimento.

Aproveite sempre que o gado passar na mangueira para fazer as pesagens de controle ou verificações necessárias.

 
Figura 1: Ex de uma vaca (brinco 6323) não tatuada (gado geral), seu escore visual, raça, situação e histórico

Voltar ao Início

Se você optou por um programa que faz o acompanhamento da progênie (nascimentos) e avaliação da vida reprodutiva do seu plantel de cria, comece anotando as ocorrências diárias como: data de inseminação ou monta, reprodutores usados, resultado da fertilização, data de nascimentos, abortos, distocias, manejo sanitário ou descartes desses animais.

Figura 2: Na seqüência da ficha da vaca 6323 temos suas fertilizações e o resultado.

Adote o manejo de curar o umbigo dos terneiros ao nascer e aproveite para pesar e identificar os animais, assim já poderá avaliá-los desde cedo coletando os resultados do seu desenvolvimento. Não esqueça que os dados obtidos antes da desmama são de mérito materno e os de pós-desmama já indicam a capacidade individual do animal.
À medida que cresce, o animal vai mudando de categoria (situação) e seu histórico e dados o acompanham (ex Terneira Novilha Vaca de Cria / Terneiro Boi de Engorda ou Touro).

Voltar ao Início

Figura 3: Na seqüência da ficha da vaca 677 (gado geral) temos a sua progênie.

Voltar ao Início


Importante é a correta coleta de dados na mangueira e a fidelidade com que são colocados no computador; o ideal é ser feito sempre pela mesma pessoa.

A presença da balança é fundamental para avaliar os animais devendo ser de fácil acesso (preferencialmente no caminho do tronco) para facilitar o manejo e posterior apartação.

Siga sempre um método de pesagem.Se você está controlando o peso de um lote de bois de engorda na pastagem, faça as pesagens de controle sempre no mesmo horário do dia (se a 1ª pesagem foi de manhã, as outras também deverão ser) e sempre com os animais em jejum (ex: traga de manhã para pesar a tarde).

 
Figura 4: Ex. de um terneiro com peso ao nascer, na desmama precoce e média.

Se a propriedade já adota a inseminação artificial para melhorar a genética do plantel, então procure um técnico inseminador que tenha capacidade de seguir as recomendações da ficha de inseminação (como inseminar vaca XY com touro A) e anotar as datas certas de cada animal inseminado para que o programa dê os relatórios corretos.
Novamente não esqueça, os erros mais freqüentes não são da máquina e sim no momento da coleta e digitação dos mesmos.

Voltar ao Início


FICHA DE INSEMINAÇÃO
Ano : 1999

BRINCO   INSEMINAÇÃO   1º REPASSE 2º REPASSE OBS  
TOURO DATA RUBRICA   TOURO DATA   TOURO   DATA    

0146  

ORIENTAL 06/11   x          
0161 JMS   28/10 x   JMS   17/11      
0181   ORIENTAL   02/11 x   ORIENTAL 15/11        
0183   JMS   25/10   x            
0199   ORIENTAL                
0206 ORIEN TAL 01/11   x          
0209   ORIENTAL 07/11   x          
09 ORIENTAL               cria

  Tabela 1: Exemplo de uma ficha com todos os dados para auxiliar o técnico, inclusive que touro usar.


Esses dados depois irão para a seção do controle reprodutivo do Programa e serão transformados em dados para o índice zootécnico anuais de seus animais e para os relatórios. 

Se quiser avaliar terneiros que foram selecionados para serem futuros reprodutores, seus dados serão armazenados no campo dos reprodutores e a qualquer momento poderão ser requisitados relatórios individuais. Os relatórios também mostram a média de peso dos terneiros nascidos dos touros que estão em produção e/ou dos usados na inseminação, se você adotar a cobertura controlada. Podendo acompanhar o desenvolvimento de seus filhos(precocidade, rendimento...), tanto fêmeas como machos.

Voltar ao Início

 
 

Figura 5: Reprodutor de 2 anos e seus dados.

Voltar ao Início

A seguir, alguns relatórios de acompanhamento dos controles feitos neste plantel para serem analisados a qualquer momento.
Os relatórios serão de auxílio na mangueira (brete) junto com a avaliação visual para a tomada de decisões.  

EXEMPLOS DE RELATÓRIOS


Figura 6: Relatório de Estatística de Progênie de um determinado touro usado na inseminação

Voltar ao Início    


Figura 7: Relatório de acompanhamento de terneiros.
 

Figura 8: Controle de peso para uso nos lotes de desmama

Voltar ao Início 


Figura 9: Resumo do resultado do toque para posterior acompanhamento dos nascimentos.
 

Autora
Dra. Thais M. Bento Pires Lopa  
Médica Veterinária
e-mail: vet@webrural.com.br

Voltar ao Início

OUTRAS IMAGENS


Figura 10: Vacas de cria controladas por brinco e tatuagem
  

Figura 11: lote de desmame precoce, com avaliação do peso, adaptação e rusticidade.
 
Figura 12: Pesagem ao nascer e identificação
 
Figura 13: Após pesar, é identificada a mãe, feito as observações sobre o tipo de parto, cura-se o umbigo e coloca-se brinco.

Figura 14: Implantação de creep-feeding para melhorar o índice reprodutivo das vacas.

Voltar ao Início